Diretrizes

Cresce a planta atraida pelo sol. Avança o rio buscando o mar.

Renova-se a árvore desdobrando ramos e enrijando fibras.

Engrandece-se o amor distribuindo bênçãos.

Sofre o homem sublimando aspirações.

A manifestação da misericórdia divina chega à Terra em diretrizes imutáveis que são leis inamovíveis, fomentando o progresso.

No limiar da vida, o princípio sspiritual são fascículos de luz.

No mineral a vida repousa e dorme. No vegetal a vida sonha e sente.

No animal a vida se desenvolve e adquire instintos que a resguardam.

No homem a vida se levanta e compreende. No anjo a vida se liberta e engrandece.

A constante diretriz é crescer, superar, aperfeiçoar.

*

Modela-se o vaso saindo da lama desprezada graças às ágeis mãos do oleiro; a utilidade doméstica toma forma sob a lâmina vigorosa do instrumento que fere a madeira, aprimorando-a para se tornar comodidade e confôrto; encandece-se o minério e se faz moldável ao império do calor que o aquece; aprimora-se o homem através dos atos que lhe traçam os dias na terra, plasmando nêle os valôres da ascensão ou da queda, aos quais se afeiçoe.

Em tudo palpita a ordem, em todo lugar vibra o equilíbrio, se manifesta Q vigor da Lei.

O chicote que vergasta nem sempre está punindo; não poucas vêzes trabalha pela retificação do infrator.

A reprimenda não tem caráter de humilhação; antes é advertência para evitar nôvo êrro.

A bitola que limita também ministra a bênção da direção, tanto quanto o trilho que obriga a máquina a deslizar nêle imprime-lhe diretriz segura para atingir o objetivo ao qual se destina.

É necessário, pois, que em nossos atos esteja presente sempre a ordem, essa filha da obediência e irmã da disciplina, formando uma harmônica tríade para o nosso sucesso na materialização dos objetivos elevados que perseguimos.

Examinemos com a necessária atenção o ensinamento do Mestre que, desejando administrar-nos preciosa lição, sintetizou sublimes discursos na singeleza dêste postulado:

"Conhece-se a árvore pelo fruto", deixando que se compreendesse que os seus seguidores se fariam identificar pelos atos.

Para que te possas tornar conhecido como discípulo do Senhor é necessário agires no bem, infatigàvelmente. Para tal é imprescindível que imprimas em todos os compromissos a austera diretriz do Evangelho vivo e vibrante como normativa segura para a própria felicidade.

*

"Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros". João: capítulo 13º, versículo 35

*

"Que, pois, o Espiritismo vos esclareça e recoloque, para vós, sob verdadeiros prismas, a verdade e o êrro, tão singularmente deformados pela vossa cegueira! Agireis então como bravos soldados que, longe de fugirem ao perigo, preferem as lutas dos combates arriscados, à paz que lhes não pode dar glória, nem promoção!" O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 5º - Item 24, parágrafo 5.

FRANCO, Divaldo Pereira. Florações Evangélicas. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. LEAL. Capítulo 26.