Questões 330 a 334 - Prelúdio da Volta

Respostas dos guias espirituais para Allan Kardec no Livro dos Espíritos.

330. Sabem os Espíritos em que época reencarnarão?

"Pressentem-na, como sucede ao cego que se aproxima do fogo. Sabem que têm de retomar um corpo, como sabeis que tendes de morrer um dia, mas ignoram quando isso se dará." (ver questão 166)

330a. Então, a reencarnação é uma necessidade da vida espírita, como a morte o é da vida corporal?

"Certamente; assim é."

331. Todos os Espíritos se preocupam com a sua reencarnação?

"Muitos há que em tal coisa não pensam, que nem sequer a compreendem. Depende de estarem mais ou menos adiantados. Para alguns, a incerteza em que se acham do futuro que os aguarda constitui punição."

332. Pode o Espírito apressar ou retardar o momento da sua reencarnação?

"Pode apressá-lo, atraindo-o por um desejo ardente. Pode igualmente distânciá-lo, recuando diante da prova, pois entre os Espíritos também há covardes e indiferentes.. Nenhum, porém assim procede impunemente, visto que sofre por isso, como aquele que recusa o remédio capaz de curálo."

333. Se se considerasse bastante feliz, numa condição mediana entre os Espíritos errantes e, conseguintemente, não ambicionasse elevar-se, poderia um Espírito prolongar indefinidamente esse estado?

"Indefinidamente, não. Cedo ou tarde, o Espírito sente a necessidade de progredir. Todos têm que se elevar; esse o destino de todos."

334.. Há predestinação na união da alma com tal ou tal corpo, ou só à última hora é feita a escolha do corpo que ela tomará?

"O Espírito é sempre, de antemão, designado. Tendo escolhido a prova a que queira submeter-se, pede para encarnar. Ora, Deus, que tudo sabe e vê, já antecipadamente sabia e vira que tal Espírito se uniria a tal corpo."

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 76.ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1995.