Caso Ana Garcia de Castro

A família de Ana Garcia de Castro residia na Fazenda Ribalta, de propriedade de Alfredo Vilela de Andrade, na Estação Delta, próxima de Igarapava (Minas Gerais).

Ana, com dezessete anos de idade, teve uma forte gripe e, em conseqüência, passou a sofrer de uma infecção pulmonar; tossia, tinha febre alta, emagreceu demais. Seu pai, Francisco Garcia, empreiteiro na fazenda, procurou em Igarapava o Dr. Pondé; mas, o médico, achando longe a Estação de Delta pediu-lhe que trouxesse Ana ao consultório, o que era impossível devido à fraqueza física e ao fato de que a viagem teria de ser a cavalo. Para livrar-se, então, do caso, receitou o Dr. Pondé alguns comprimidos... E Ana piorava dia a dia. Foi quando o dono da fazenda, Alfredo Vilela de Andrade, aconselhou Francisco Garcia a procurar Eurípedes Barsanulfo – e deu-lhe, em seguida, uma carta de apresentação, embora desnecessária.

Francisco Garcia seguiu a cavalo nessa mesma madrugada para Sacramento. Chegou pela manhã. Ao misturar-se com o povo em frente à farmácia “Esperança e Caridade” ouviu, com surpresa, Eurípedes Barsanulfo dizer alto:

– Acaba de chegar da Estação de Delta um homem com uma carta de meu amigo Alfredo Vilela. Esse homem pode aproximar-se...

Francisco Garcia levou um choque. Como o médium soubera que Alfredo Vilela lhe enviara uma carta? E que o portador desconhecido havia chegado naquele instante? Ergueu o braço e aproximou-se com o envelope na mão.

– Eis a carta. Vim porque minha filha está muito doente...

– Dê-lhe este remédio. Vai fazer bem! respondeu Eurípedes Barsanulfo, mas com um sorriso...

Francisco Garcia agradeceu, montou no cavalo e regressou à fazenda. E teve uma surpresa: sua filha Ana, sem febre, sem tosse, sem dor nos pulmões, alimentava-se!

Alfredo Vilela, que era espírita, explicou, então:

– Enquanto você foi, de madrugada, para Sacramento, Eurípedes Barsanulfo, em espírito, atendendo à prece que fiz, veio à fazenda ver Ana! E, materializado por alguns minutos, curou-a. Não há mais necessidade dela ingerir o remédio que Eurípedes lhe deu, sorrindo...

Francisco Garcia converteu-se ao Espiritismo.

O caso que acabamos de relatar nos foi transmitido em São Paulo pela própria sra. Ana Garcia de Castro.

RIZZINI, Jorge. Eurípedes Barsanulfo: o Apóstolo da Caridade. Correio Fraterno. Capítulo 6.